Filme de Animação Moçambicana em Destaque Na África do Soul (Saiba Mas)

Filme de Animação Moçambicana em Destaque Na África do Soul (Saiba Mas)

Os Pestinhas, uma longa metragem animada, criada e produzida em Moçambique, mereceu recentemente um destaque especial no website da Gauteng Film Comission –  agência sul-africana que  promove e coordena o sector de produção de filmes e séries de TV na província de Gauteng.  A Gauteng Film Comission diz no seu Website que a FX, empresa que produziu  Os Pestinhas, garante trabalhos de qualidade internacional  graças a combinação de inovação e tecnologia.
Este destaque acontece num ano em que a FX  vai participar no  evento mais importante dedicado à animação, o  Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy,  que terá lugar entre os dias 11 e 16 de Junho, em Annecy, na França
“Nos finais de 2010, eu e a minha equipa tivemos a ideia de criar os nossos próprios personagens, com a intenção de produzir material educacional que não fosse tedioso (…) Pensámos que poderíamos repassar estas mensagens de uma forma mais interessante e apelativa através de bonecos animados.” diz Nildo, ao falar da motivação em criar personagens animados para o contexto Moçambicano.
O Tio Xixiteiro, produzido em 2011, foi uma das primeiras versões do que se tornaria a longa metragem e aborda o dilema da urinação pública. “Foi uma ideia muito bem sucedida pois as crianças identificaram-se com Os Pestinhas”, comenta.
Em 2013, aparece uma versão um pouco mais longa das peripécias dos Pestinhas, intitulada Os Pestinhas e o Ladrão de Brinquedos, feita, como as outras produções, in-house e sem budget. “(…) foi muito difícil porque o projecto era sempre (e ainda é) feito com fundos próprios. Sempre que fizéssemos um projecto pago, eu separava entre 60% a 70% do budget para investir em Hardware, Software, tempo para aprender, etc.” acrescenta ainda. Este filme foi nomeado como melhor animação de 2014 no Africa Movie Academy Awards.
A longa metragem é ainda um trabalho em andamento. Embora o trailer, script, personagens principais, secundários e a maior parte dos sets estejam já concluídos e prontos para a animação final, espera-se que o filme ainda leve cerca de 18 meses até ser finalizado. Prevê-se, por isso, que o seu lançamento venha a ocorrer em meados de 2019. Antecipa-se também que o filme tenha uma versão em Português, Inglês e eventualmente, Francês.

Enviar um comentário

0 Comentários